Notícia 4 - Garrafas do Tietê viram mochilas para alunos da rede pública

WANDERLEY PREITE SOBRINHO



colaboração para a Folha Online


As 20 garrafas pet gigantes que ficaram expostas ao longo do rio Tietê neste ano foram recicladas. Os objetos, que antes tinham 10 metros de comprimento por 3 metros de diâmetro, se transformaram em 2.500 mochilas.
Divulgação
As esculturas se transformaram em
2.500 mochilas entregues a alunos da rede púbilca

As esculturas do artista Eduardo Srur ficaram expostas entre março e maio deste ano em um trecho de 1,5 quilômetro nas duas margens do rio Tietê.
Como a exposição fazia uma crítica à degradação do ambiente, Srur e o Itaú Cultural --responsável pela instalação-- decidiram reciclar as "garrafas" e fazer com elas 2.500 mochilas, que estão sendo doadas a alunos de 20 escolas da rede pública, ONGs e parceiros do projeto.
"Desde o início eu estava desenvolvendo uma obra que discutia os problemas causados pela poluição. Então eu não poderia fazer uma superinstalação que depois virasse lixo", afirmou Srur à Folha Online.
Foi o próprio Srur quem entregou ao design Jum Nakao a missão de transformar garrafa em mochila. "Tivemos algumas dificuldades para confeccionar as mochilas porque o material das esculturas era altamente resistente", afirmou Srur. "Mas ao final [os problemas] foram superados."
Apesar da dificuldade, Srur diz que insistiu para que sua obra fosse transformada em mochila. "Eu insisti desde o começo porque a idéia da mochila simboliza os estudantes que visitaram a obra durante o período em que ela esteve exposta", concluiu o artista.

Divulgação


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u472903.shtml

Nenhum comentário: