Relações Públicas e Sustentabilidade

Aqui no blog todas as autoras são estudantes de Relações públicas. Mas você sabe o que este profissional faz?

O profissional pode trabalhar em departamentos de comunicação de todos os ramos de empresas públicas e privadas. Ele é contratado, entre outras funções, para desenvolver planos de comunicação interna e externa, mas pode também partir para outras áreas mais abrangentes, como Assessoria de Imprensa, Comunicação Digital e Gerenciamento de Crise, por exemplo. Com a oportunidade de trabalhar em diversos setores é importante entender que o RP, no exercício de suas atribuições, exerce função de formador de opinião, uma vez que assume uma posição estratégica, seja trabalhando em grandes organizações, assessorias de impressa ou governos.

Utilizando as diversas ferramentas disponíveis, este profissional possui competência para disseminar as informações sobre os temas que fazem parte da agenda mundial, e assim se tornam assuntos relevantes para toda a população mundial.

Dentro das empresas, além do trabalho com os funcionários, tornando-os conscientes sobre a importância de atitudes sustentáveis individuais em prol do coletivo, ainda exerce a função de divulgar as ações praticadas pela organização, atendendo às pressões externas a que estas estão sujeitas.

Quando o RP trabalha na assessoria de imprensa, ele pode pautar importantes órgãos das mídias de massa (jornais, televisão e rádio e internet) ou especializadas, promovendo a discussão popular sobre o tema sustentabilidade e fazendo sua visibilidade se torne maior e mais efetiva.

É Importante resaltarmos que todas as profissões podem e devem se preocupar com o tema da sustentabilidade e com a questão do lixo. Enquanto pessoas, somos responsáveis por nossas atitudes individuais e enquanto porfissionais devemos lembrar que muitas vezes somos vistos como exemplos e devemos agir da melhor forma em realção aos assuntos que são de relevância parao coletivo.

Nenhum comentário: